Lógica da Diversidade

 

Imagens

Pesquisa

Links

Autor

 

Página Inicial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Página Inicial

Lógica da Diversidade

Geometria da Complexidade e Modelagem Espacial em Assentamentos Espontâneos
 

 

Esta página experimental apresenta um resumo da pesquisa de doutorado desenvolvida pelo arquiteto e urbanista Fabiano Sobreira, relacionada à análise geométrica e modelagem espacial de favelas. A tese reúne conceitos e teorias que englobem complexidade, fragmentação, análise fractal e modelos celulares. Este projeto tem sido desenvolvido no CASA - Centre for Advanced Spatial Analysis , University College London, como parte do curso de doutorado do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco.

Resultados preliminares sugerem que assentamentos espontâneos (favelas), quando cercados por limites naturais e geográficos, apresentam padrões configuracionais robustos, expressos por distribuições estatísticas caracterizadas por leis de escala. Tais leis de escala, quando aplicadas para fins de planejamento urbano, podem ser úteis na descrição e previsibilidade de parâmetros espaciais e sociais das favelas. Diversas funções de escala, padrões de fragmentação e modelos computacionais são também apresentados e discutidos.

O artigo Geometry of Slums apresenta alguns dos resultados preliminares obtidos a partir da análise de favelas no nordeste do Brasil, e comparações com assentamentos na região central do Kênia. Especificamente, neste artigo, são estudadas as relações de fragmentação entre espaço aberto e espaço construído.

 


Fabiano Sobreira - Pesquisador  Ph.D.  - University College London / Universidade Federal de Pernambuco

f.sobreira@ucl.ac.uk